Você sabe o que é CO-LEAGUE? É vôlei por amor! Veja o vídeo.

Sabe aquela vontade incansável de jogar vôlei? Ela está ficando ainda maior. Leia este artigo até o final para saber o que é CO-LEAGUE e o que ela está fazendo para que jovens atletas possam praticar o seu amor pelo voleibol.
A CO-LEAGUE nasceu do sonho de dois ex-jogadores apaixonados pelo esporte. Fernanda Pasquarelli e Luiz Henrique Marinelo jogaram numa época em que havia poucas opções e as que existiam eram focadas apenas em competição.
Quem tinha o desejo de treinar precisava encarar uma seletiva disputadíssima e, se passasse, tinha que se desdobrar para acompanhar um ritmo muito intenso dos atletas acostumados à alta performance.
Lógico que a competitividade é inerente ao esporte, mas a CO-LEAGUE trabalha com a ideia de que o máximo desempenho não é seu único caminho. O voleibol pode abrir inúmeras portas e criar muitas oportunidades para jovens jogadoras.
Mas, o que é CO-LEAGUE?
A CO-LEAGUE é uma comunidade que reúne pessoas apaixonadas pelo voleibol. A começar pelas jogadoras, mas também seus pais e responsáveis, treinadores, professores e profissionais de diversas áreas relacionadas ao esporte.
O nome já traz seu conceito. O prefixo “CO-” vem do Latim cum, que significa com, expressando o sentido de companhia.
Por sua vez, “LEAGUE”, ‘liga’ em português, vem do Latim ligare, “unir, juntar”, indicando a ideia de aliança, união, pacto.
Logo, fica claro que a CO-LEAGUE surgiu para reunir forças e estimular o voleibol.
E a CO-LEAGUE faz isso abrindo novos espaços para as atletas treinarem, acolhendo todas as meninas, independentemente de biotipo ou de sua vivência no esporte.
O propósito é mostrar que o vôlei, segundo esporte mais popular do Brasil, pode ser mais democrático e acessível.
O que a CO-LEAGUE faz para fortalecer o vôlei feminino de base?

A CO-LEAGUE conta com apoios decisivos para cumprir sua missão. Utilizando a Lei de Incentivo ao Esporte ela capta recursos atraindo patrocinadores, como a Seguradora Tokio Marine , sua patrocinadora Master, e a empresa de tecnologia bancária Tecnobank.
A comunidade realiza projetos enfatizando o esporte como um instrumento maior para desenvolvimento psico-físico-social das jogadoras, de maneira saudável e prazerosa.
Nesse sentido, o propósito é permitir que o esporte exerça sua influência positiva na formação de cidadãos, com foco na inclusão social, através de iniciativas que promovem competição esportiva e cooperação social.
Uma vitrine para o mundo do vôlei
A primeira iniciativa da CO-LEAGUE foi criar uma espécie de “rede social” do esporte.
Funciona como os hubs de conexões, que são espaços físicos e virtuais, onde as atletas podem ter acesso a contatos, clubes, treinadores, investidores e mentores.
Neste ambiente, que fica hospedado no site da CO-LEAGUE, as atletas fazem um cadastro, divulgam sua história e postam suas habilidades esportivas. A adesão já atingiu mais de 1100 meninas de todas as regiões do país.
Dessa forma, a plataforma coloca as atletas ao alcance inúmeras oportunidades na carreira, tanto no Brasil como no exterior.
Na comunidade CO-LEAGUE todas têm mais facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pela participação em eventos.
1º Festival de Vôlei CO-LEAGUE
Outra iniciativa é a realização de festivais nacionais e torneios internacionais, reunindo atletas de 14 a 18 anos.
O 1º Festival de Vôlei CO-LEAGUE aconteceu na cidade paulista de São José dos Campos, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023.
Durante o fim de semana, as atletas participaram de clínicas de aperfeiçoamento, palestras e jogos ministrados por técnicos renomados do vôlei brasileiro, como Sílvio Forti e Nicole Kurtz.
O evento contou também com a participação de vários convidados especiais do esporte para conversar com as atletas.
Quer ver como tudo aconteceu? Acesso este vídeo, que traz a cobertura completa do festival.
A Segunda Edição do Festival CO-LEAGUE está chegando
Como você viu, o sucesso do Primeiro Festival CO-LEAGUE foi tão grande que as meninas ficaram ansiosas por repetir a dose.
Por isso, as datas da segunda edição do festival já estão confirmadas: será nos dias 15 e 16 de julho de 2023, na cidade de São Bernardo do Campo.
Poderão participar 96 atletas e o período de inscrição está prestes a começar. Por isso, é importante que as meninas tenham seu cadastro completo na Plataforma.
Seja CO-LEAGUE: a comunidade inclusiva do vôlei
Agora que você já sabe o que é CO-LEAGUE, faça o cadastro e participe da maior comunidade do vôlei brasileiro. Quanto mais jogadoras reunidas, mais forte será nosso voleibol.
Lembre-se, as atletas podem participar da CO-LEAGUE e ainda manter suas atividades escolares e seus planos de carreira no esporte. Uma coisa não exclui a outra.
Isso acontece porque a CO-LEAGUE não é um time ou um clube e não funciona como uma agência de intercâmbio.
Com o apoio de pais e responsáveis, o objetivo da comunidade é proporcionar visibilidade para as atletas e novas oportunidades de participação em eventos.
Além disso, promover o aprendizado e o convívio entre as jogadoras de várias escolas, clubes e equipes, espalhadas por todas as regiões do país.
O que dá liga a esta comunidade é a defesa do esporte em si, é trabalhar para que cada atleta possa celebrar a alegria de estar em quadra e praticar seu amor pelo vôlei.